Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Ensino & Pesquisa é um periódico quadrimestral vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Educação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus União da Vitória. O periódico tem como objetivo publicar artigos cientí­ficos voltados às licenciaturas e à formação docente em várias áreas de conhecimento. As submissões de textos, em fluxo contí­nuo, podem ser feitas no formato tradicional ou através de preprints (Qualis Periódicos 2017-2020 - A3). 

Trata-se de uma revista cientí­fica de caráter multidisciplinar com finalidade de publicar artigos cientí­ficos das diferentes áreas de conhecimento, incluindo as Ciências Exatas, Naturais, Humanas e Educação. A partir do ano de 2014, a revista Ensino & Pesquisa passa por uma reformulação, tornando-se veí­culo de difusão da produção decorrente de pesquisas sobre as licenciaturas e formação docente. Tal mudança foi incentivada pela necessidade de se fortalecer a pesquisa sobre a formação docente, inicial e continuada. Participam deste periódico cientí­fico pesquisadores de diversas Instituições, sendo que a proposta primordial é oferecer a todos os interessados um espaço para divulgação de suas produções cientí­ficas. A Revista apresenta fluxo contí­nuo para submissão de textos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos são enviados ao Presidente da Comissão Editorial, que designa, sem identificação, a no mí­nimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. Neste caso, o tempo de avaliação é de no mínimo três meses; após a decisão editorial os autores terão o prazo de um mês para realizarem as alterações sugeridas. Cabe ao Conselho Editorial, verificar a adequação à polí­tica editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Resenhas, entrevistas, artigos e documentos historiográficos serão avaliados por, pelo menos, um parecerista ou assessor ad hoc, que verificará a qualidade e consistência das submissões.

Periodicidade

A revista Ensino & Pesquisa possui periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princí­pio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsor

Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória

Histórico do periódico

A revista Ensino & Pesquisa é um periódico quadrimestral vinculado à Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de União da Vitória. Trata-se de uma revista cientí­fica de caráter multidisciplinar com finalidade de publicar artigos cientí­ficos das diferentes áreas de conhecimento, incluindo as Ciências Exatas, Naturais, Humanas e Educação. Possui enfoque na difusão da produção decorrente de pesquisas sobre as licenciaturas e formação docente. A revista foi criada em 2000, sendo divulgada em meio impresso até o ano de 2014. A partir deste ano passa a ser disponibilizada de modo exclusivamente eletrônico, visando divulgar efortalecer a pesquisa sobre a formação docente, inicial e continuada.

(Qualis Periódicos 2017-2020 - A3). 

ISSN ELETRÔNICO 2359-4381

ISSN IMPRESSO 1676-1030